Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.0/5 (16318 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Total de visitas: 172567
HISTÓRIA DA BARRAGEM DE MIRORÓS
HISTÓRIA DA BARRAGEM DE MIRORÓS

A BARRAGEM DE MIRORÓS (Manoel Novaes), está localizada no sertão da Bahia, entre Gentio do Ouro (30km), Barra do Mendes (50km), Ipupiara (90km) e Ibipeba (58km). Porém é pertencente à Ibipeba e Gentio do Ouro.

Monumental a barragem, com 70 metros de altura, construída na década de 1980, no Governo do Presidente João Batista Figueiredo. Junta as águas do Rio Verde, pequeno afluente do Rio São Francisco e de outros pequenos córregos e leva estas águas através de grandes canais construídos de concreto para o projeto irrigado e várias cidades da região de Irecê.

Margens do rio Verde, afluente do rio São Francisco. Idealizado por Turíbio Santos, político influente da região, e pelo deputado federal Manoel Novaes, o Complexo é constituído pela Barragem, com capacidade para acumular 158 milhões de metros cúbicos, pelo Projeto de Irrigação de Mirorós, com aproximadamente 3.300 hectares e pela Adutora do Feijão, com mais de 250 quilômetros de extensão atendendo a várias sedes Municipais, uma centena de localidades e uma população de mais de 250 mil habitantes, situada na Microrregião de Irecê – Bahia. O Complexo gerou grandes transformações socioeconômicas na região de influência, representando mais uma alternativa de geração de emprego, renda e desenvolvimento.